sábado, 10 de abril de 2010

Os prós e contras de cada tipo de terreno e piso

Cada situações favorece alguns aspectos do condicionamento físico, porém pode também ser prejudicial ao corpo se repetidas em excesso. Vamos a análise dos prós e contras de cada tipo de terreno e piso.

Aclives - Muito utilizados com eficiência para o treinamento de força dos corredores, os aclives apresentam um aspecto negativo: ladeira muito íngremes, se repetidas regularmente, favorecem o surgimento de lesões no tendão do calcâneo e dores nas panturrilhas. Assim, nas subidas o corredor deve inclinar ligeramente o tronco à frente e reduzir a velocidade de corrida a um ritmo confortável para situação, amenizando o gasto energético;

Declives - Na descida todo santo ajuda. Mas não é bem assim! Muita atenção há de se ter nos declives, pois os joelhos exercem o papel de amortecedores, recebendo um grande impacto e sobrecarga. As dores nos joelhos podem indicar lesões nos meniscos e ligamentos articulares. O corredor nunca deve, simplesmente, ¨soltar¨ o corpo nas descidas, em uma desabalada carreira. Ele deve frear o movimento de maneira suave, evintando grandes amplitudes de passada que gerar um descompasso no ritmo e causas quedas e lesões. Em ambos os casos, os braços devem mover-se com leveza e o corpo deve estar relaxado;

Asfalto - Um piso duro que exige cuidados em relação ao tênis aser utilizado. O sistema de amortecimento dos calçados de corrida deve oferecer ao corredor a máxima proteção contra os fortes impactos do asfalto. Problemas como canelite(inflamação na membrana que recobre o osso da tíbia), são detectáveis em corredores principiantes que abusam do asfalto e do cimento.

Areia fofa - Muito boa para o fortalecimento dos tendões e músculos da panturrilha. Piso que exige muito esforço por parte do corredor e não propicia velocidade.

Grama - Sendo o piso mais suave, é ideal para treinos recuperativos, feitos em ritmo lento. Se o piso macio de um gramado propicia conforto de redução do impacto, por outro lado não permite o desenvolvimento de grandes velocidades.

Chão batido - As estradas de terra e cascalho proporcionam ao corredor uma experiência muito interessante: como essa superfície apresenta muitas irregularidades, fortalece os músculos e tendões, já que os pés do corredor estão sempre se apoiando em posições distintas. Essa diversidade de apoios, entretento, pode provocar torções nos tornozelos de corredores iniciantes e não habituados ás oscilações do terreno.
Revista Contra Relógio - Prof. Marcelo Augusti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.